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Benefícios do exercício físico para a gestante.

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O Instituto de Saúde Pública da Noruega, em Oslo, realizou uma pesquisa com mais de 36 mil mulheres que tiveram uma gestação a termo, isto é, o bebê nasceu no tempo esperado, nem prematuro nem depois das 42 semanas.

O resultado revelou que a mamãe que faz exercícios regularmente diminui muito o risco de o seu bebê nascer com sobrepeso. As mamães foram submetidas a dois questionários onde respondiam dados sobre suas atividades físicas realizadas entre a 17ª e 30ª semana de gravidez.

É simples a explicação sobre a importância de a mamãe fazer exercícios corretos na gravidez para o nascimento de bebês mais "enxutos".

Um dos principais motivos para o sobrepeso do bebê ao nascer é o excesso de glicose no sangue da mamãe durante a gravidez. Durante a gestação, a placenta produz grandes quantidades de hormônios imprescindíveis para o desenvolvimento do feto, mas deixam o organismo da mamãe resistente à insulina.

Normalmente, o pâncreas consegue produzir mais insulina, mas em algumas mulheres o nível de glicose ainda fica alto, mesmo que a mulher não apresente uma diabetes gestacional. Esse alto nível de glicose alimenta o bebê em demasia, deixando-o com excesso de peso.

O estudo norueguês relata que exercícios físicos regulares durante a gravidez (pelo menos três vezes por semana) diminuem o risco de dar à luz a um bebê com sobrepeso entre 23% e 28%. Os exercícios sensibilizam os receptores de insulina e aumentam a utilização de glicose nessas gestantes, mantendo os níveis da glicemia estáveis.

Saiba queimar calorias - Nem toda mamãe pode fazer exercícios físicos. Há várias contra indicações. É importante que elas saibam quais são: doença do coração, risco de parto prematuro, sangramento uterino, hipertensão descontrolada, placenta prévia, entre outros. As mamães que antes de engravidar eram sedentárias, devem esperar o primeiro trimestre para começar os exercícios. As mamães que já realizavam exercícios antes da gravidez podem continuar durante toda a gravidez.

Há outros fatores que interferem no peso de nascimento do bebê, como idade materna, número de filhos, hipertensão, diabetes e pré-eclâmpsia.

Dicas importantes:

- Exercite-se pelo menos 3x por semana;

- Comece devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;

- Pare os exercícios e consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;

- Não prenda a respiração durante os exercícios;

- Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;

- Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;

- Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;

- Beba muita água;

- Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;

- Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;

- Não faça exercícios de alto impacto;

- Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo.

Atividades seguras

- Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outras;

- Musculação ou ginástica localizada;

- Alongamentos;

- Ioga.

- Procure orientações do seu médico para verificar a possibilidade da realização de exercícios físicos durante a gravidez.

- Assim que decidir pela atividade física busque um educador físico atualizado em exercícios para gestantes. Lembre-se que muita atividade não é sinônimo de benefício ao corpo.

- Faça sempre uma alimentação balanceada sem excesso de carboidratos e doces.

Por: Valéria Alvin Igayara de Souza / Especialista em treinamento/Bruno Rodrigues.
Ana Paula e Equipe Manja de Tudo.
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