Corujinha 01
Destaques

      Corujinha 02
Ajuda Humanitária.


      Corujinha 03
Animais.


      Corujinha 04
Artesanato de lixo reciclável.


      Corujinha 05
Casa.


      Corujinha 06
Ciência.


      Corujinha 07
Como Surgiu.


      Corujinha 08
Curiosidades.


      Corujinha 09
Drogas.


      Corujinha 10
Ecologia.


      Corujinha 11
Esportes.


      Corujinha 12
Filmes.


      Corujinha 13
Instrumentos Musicais.



      Corujinha 15
Mamães e Bebês.


      Corujinha 16
Maquiagem.


      Corujinha 17
Mitos e Verdades.


      Corujinha 18
Notícia no Mundo.


      Corujinha 19
Novo acordo Ortográfico.


      Corujinha 20
Paisagismo e Jardinagem.


      Corujinha 21
Pescaria e piscicultura.


      Corujinha 22
Politica.


      Corujinha 23
Primeiros Socorros.


      Corujinha 24
Receitas.


      Corujinha 25
Salve o Planeta e a Biodiversidade!


      Corujinha 26
Saúde.


      Corujinha 27
Sexualidade.


      Corujinha 28
Situações Diárias.


      Corujinha 29
Sociedade.


      Corujinha 30
Tecnologia.


      Corujinha 31
Turismo, Lugares, Viagens.


      Corujinha 32
Universo.


      Corujinha 33
Vida e diversidades.


o ) Erros comuns cometidos nas instalações de Fontes e Chafarizes.

Orçamentos de Laguinhos www.laguinhos.com.br
Monte em instantes o orçamento para seu laguinho.


Filtros Biológicos www.fontesechafarizes.com.br
Veja on-line que custa muito pouco acabar com as algas.


Anti-algas e Anti-Cloro www.filtrouv.com.br
O fim das algas em seu lago.

ERROS COMUNS EM INSTALAÇÕES DE
 FONTES E CHAFARIZES:
Chafarizes para empresas, praças e passeios públicos.
 
1-  - A Bomba funciona mas não manda água para os bicos e está esquentando. 
-Vedação das conexões com rosca mal feitas que permitam entrada de AR na Bomba, e esta com AR não Funciona normalmente, pelo efeito da CAVITAÇÃO, podendo ser este uma das causas.
2- Ligação de Bomba com a rotação invertida sai pouca água, a Amperagem sobe e com risco de queimar a bomba.
- Troque os cabos de entrada do Trifásico, invertendo o 1 e 3.
3- Está tudo ligado e nada funciona!!!!:
 - Confira se você ligou a Bóia Elétrica corretamente, a bóia elétrica funciona dos dois lados, para desligar/ligar estando cheia e para desligar/ligar estando vazia.  É claro que você quer que ligue estando cheio! Bóia para cima!
4-  Não testei a impermeabilização porque estava com pressa e entrou água na casa de máquinas na primeira chuva:
 - Imediatamente desligue o Disjuntor Geral fora da Casa de Máquinas que alimenta o Quadro de Comando.
Se as bombas ficaram submersas, retire-as, (nunca tente re-ligar), leve-as para o Assistente da Autorizada para ser colocada num forno e secar. Provavelmente sua bomba funcionará novamente.
Caso o seu Quadro de Comando fique sob inundação, condene-o e solicite que seja montado outro.

 
5- Casa de Máquinas inundou!!!?
(5a) Falta impermeabilização na parte interna das paredes ou teto da casa de máquinas.  Utilize Massa Polimérica Cimentícia Viaplus.
(5b) Conexões mal instaladas que permitiram vazamentos.
(5c) Deixaram a bomba funcionando com o registro fechado e estourou a tubulação.
(5d) Utilização de joelhos curtos ao invés de  curvas longas e o esforço da bomba arrebenta  a tubulação e vaza água dentro da casa de máquinas.
(5e) Instalação de mangueira corrugada ou eletroduto na casa de máquinas e por essa mangueira/eletroduto em dia de chuva permite a entrada de água na Casa de Máquinas ou no Quadro de Comando, dando curto e inundando a Casa de Máquinas. 
- Ao invés de tubo de pvc soldável conforme indica o projeto.

 
(5f) Na pressa para inaugurar, foi colado os tubos sem lixar adequadamente, com a pressão da bomba, as conexões descolaram e inundou a casa de máquinas! 
- Ao invés de lixar bem as conexões e limpá-las com solução limpadora (éter) retirando todo o verniz, em seguida deveria ter colado com cola de pvc. 
 

6)  Liguei os Holofotes e a luz está amarelada, passei cabos finos para ficar mais barato e fácil, usei o que tinha na obra e esqueci de que com a tensão baixa (12v) a corrente é alta, e assim, com cabos finos, a luz ficou amarelada e não ilumina nada! 
- Troque os cabos conforme indicado no projeto.
7)  A água com 3 dias de uso ou depois de chuva ficou totalmente verde, cheio de algas!! 
- Adicione cloro e algicída de choque regularmente nas proporções indicadas pelo fabricante. Compre em qualquer casa de Piscineiro.

8) Nossa! A bomba funciona uns 15 minutos e desliga sozinha!!!
 - Verifique no relê térmico a Amperagem de serviço conforme a indicação na plaqueta da Bomba. Solicite que seu eletricista faça o 1o. funcionamento monitorado!
    Como assim, monitorado?? - Seu eletricista deve ligar a bomba, conferindo a rotação e aguardar por uns 10 minutos de funcionamento com o alicate de amperímetro abraçado no cabo de alimentação da bomba e observar o rendimento e curva de amperagem. Se a Amperagem subir acima do normal, indicado pelo fabricante, desligue a bomba imediatamente. Procure a Assistência Autorizada do Fabricante.
    - É NATURAL que a amperagem oscile conforme estão fechados ou abertos os registros, quanto mais pesado o serviço (melhor o rendimento da bomba), menor a amperagem. Ou seja: a Bomba requer certo esforço para trabalhar em Amperagem normal.

PE

9) -Não providenciei nenhuma entrada de ar na casa de máquinas e está esquentando e abafando e a umidade do ar está umedecendo o Quadro de Comando.
 - Caso a sua região seja muito quente, instale um ventilador de cozinha, apontado para o tubo de respiro, que pode ser um tubo de esgoto de 100mm apontado para cima e com um cotovelo virado para baixo para não permitir a entrada de chuva. Estilo "respiro" de fossa séptica.  No caso que não seja possível a instalação de porta ventilada com venezianas devido ao barulho do motor.
10) Eu não quis instalar a bóia elétrica na fonte, achei sem necessidade e agora meu Quadro de Comando não funciona mais! 
- Peça ao seu eletricista fechar o Jamp - Bóia no Quadro, o Quadro vai entender que tem água na fonte e tudo volta a funcionar! Geralmente Borne 1 e 2, confira no Projeto Elétrico. – Agora lembre-se; o dia em que ligarem a bomba sem água, o Quadro de Comando não vai perceber e sua bomba pode ir para o beleléu! – Use sempre a bóia Elétrica!

PE

11) Eu fui teimoso e disse que a Manta Asfáltica seria muito melhor que o Polimérico VIAPLUS! Vichi, agora está aparecendo bolsões de água na manta e a cerâmica está soltando toda! 
- Remova toda a cerâmica, a manta e impermeabilize novamente!: Prefira: VIAPLUS 1.000 na primeira demão e VIAPLUS 5.000 nas 2a. e 3a demão. Espere 48 horas para secar e faça o teste hidrométrico antes da cerâmica. O teste é: Encher a fonte com água e aguardar por 3 dias se aparece ou não o vazamento. Na casa de máquinas, inunde o máximo a casa de máquinas por fora e observe se não entra água dentro, no caso de casa de máquinas enterrada no solo.
12) Está tudo certo e meu Quadro de Comando não quer funcionar! 
- Peça para o seu Eletricista fazer uma "ponte" no disjuntor DR,  Disjutnor Diferencial, se o Quadro funcionar sem o DR,  tem fuga de corrente no sistema, está vazando energia em algum lugar, ou por emendas mal feitas ou em contato com umidade e fechando "terra", refaça um teste em toda a instalação elétrica até achar o erro!
-Nunca funcione sua fonte sem o DR Disjuntor Residual, mesmo que seu eletricista insista em dizer que o erro não é na fonte e sim no DR. O DR. é o terror dos eletricistas, instalações mal feitas, com fuga de corrente serão imediatamente apontados pelo DR e nada funcionará no seu Quadro, por segurança à pessoas e aos equipamentos.  Faça o aterramento do Quadro de Comando e das Bombas, conforme indica o fabricante.
 
13) Instalei um Ralo de Fundo na Casa de Máquinas e com a chuva, a Casa de Máquinas inundou!
 - Nunca instale ralo de fundo quando não se tem certeza se no local é possível o refluxo do Esgoto em Chuvas e inundações!    Se este é o seu caso, ao invés de Ralo, instala-se uma Bomba Submersa com bóia de nível elétrica, na posição desligado quando a bóia estiver para baixo, se inundar, imediatamente a bomba começa a secar a casa de máquinas, sendo que este recurso só compensa para Casa de Máquinas com bombas grandes e caras.
-Sempre use um mangote com abraçadeiras entre a bomba e a tubulação, isto evita a vibração e diminui o barulho da vibração. Coloque um tapete de borracha grossa em baixo da sapata da bomba e fixe-a com Para-Bolts.
 A probabilidade de Erro é sempre maior quanto se faz tudo com pressa e sem a verificação técnica adequada!

     DUVIDAS??? NÃO FAÇA NADA!
    PÁRE A OBRA E LIGUE PARA NÓS: 041 3339 0179 - Miguel Guimarães.
   INFORME O NÚMERO DO SEU PROJETO AO TELEFONAR PARA DÚVIDAS!
 contato@casanova.ind.br           www.fontesechafarizes.com.br


Mais uma Dica do Manja de Tudo para você fornecida por:
Orçamentos de Laguinhos www.laguinhos.com.br
Monte em instantes o orçamento para seu laguinho.


Filtros Biológicos www.fontesechafarizes.com.br
Veja on-line que custa muito pouco acabar com as algas.


Anti-algas e Anti-Cloro www.filtrouv.com.br
O fim das algas em seu lago.


    
   © 2011 Manja de Tudo.     www.manjadetudo.com.br.     Contribua conosco enviando sua dica, pergunta ou sugestão aqui.