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Mas por traz da prática da atividade física também há muitos mistérios. Ouvimos teorias como as que afirmam que algum ritual ajuda emagrecer ou que treinar de tal forma ou com tal roupa elimina mais caloria.

O que disso tudo é verdade e o que não passa de mito?

1- Exercícios aeróbicos são os ideais para emagrecer?

Qualquer atividade física faz a pessoa perder calorias. O fato de emagrecer vai depender do objetivo e da intensidade da atividade realizada. O exercício aeróbio é o ideal para o progresso de emagrecimento, pois é a atividade que tem o maior gasto energético, lembrando que vai depender da intensidade realizada da atividade.

2- Musculação emagrece?

Sim, a musculação é umas das principais atividades físicas que faz emagrecer, isso porque a musculação leva a um aumento do metabolismo basal (gasto energético para nossas funções vitais), que, por sua vez, promove um aumento do gasto calórico diário e, conseqüentemente, ao processo de emagrecimento.

Estudos mostram que a musculação promove o emagrecimento similar aos exercícios aeróbios mais tradicionais como as caminhadas, as corridas e o ciclismo. Os aeróbios utilizam a gordura como principal fonte de energia. Os anaeróbios como a musculação, emagrecem na mesma proporção. Pela ótica da Fisiologia, é que na hora do exercício, o corpo utiliza o glicogênio muscular como principal fonte de energia.Depois, como o organismo tem de repor, vai buscar nas gorduras essa energia, proporcionando o emagrecimento. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal fazendo, à longo prazo, o corpo gastar mais energia parado.

3-No início de treinos já é possível sentir redução de peso corporal na balança?

Depende da pessoa. Isso porque não podemos levar em consideração a balança, pois é uma mensuração mal interpretada pela maioria das pessoas. Em algumas pessoas ocorre sim o emagrecimento na balança, em razão do maior gasto energético com os treinos, que leva a um fenômeno chamado balanço calórico negativo (diariamente, a pessoa perde mais calorias do que ganha). Em outras, ocorre um aumento do tecido muscular e não no tecido adiposo, que irá influenciar diretamente na balança, ou seja, haverá um aumento do peso corporal na balança.

4- É possível transformar gordura em músculo?

Impossível, primeiro que são tecidos diferentes (tecido adiposo e tecido muscular) e suas funções são distintas no nosso organismo.O que acontece, em razão da prática de atividades físicas, é um aumento do tec. muscular e conseqüentemente uma diminuição do tecido adiposo.

5- Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo?

Não, isso é um mito. Os exercícios localizados ajudam a perder calorias e, conseqüentemente, proporcionam uma diminuição da quantidade de gordura geral do nosso corpo.

6- É mais importante queimar calorias ou fazer exercícios?

É a mesma coisa. Com a prática de exercícios se tem um aumento do gasto calórico.

7- Devemos ou não usar suplementos alimentares?

Depende dos objetivos e necessidades de cada pessoa. Na maioria das vezes não existe a necessidade da utilização de suplementos, pois uma alimentação bem balanceada já é ideal para atingir os objetivos e necessidades da pessoa. Caso ocorra o uso de suplementos é de fundamental importância o acompanhamento de um(a) nutricionista.

8- É preciso sentir dor muscular para que o exercício surta efeito?

Não, pois nem sempre a atividade vai causar dor muscular. Essa dor vai depender muito da pessoa, tipos de treino, intensidade e volume de treinos, entre outros...

9- Para manter a forma é preciso treinar para o resto da vida?

Sim, pois a atividade física vai beneficiar-nos de uma melhor qualidade de vida e conseqüentemente uma melhor estética.

10- Pilates e ioga têm o mesmo efeito que a ginástica?

Sim, pois nessas aulas você tem um gasto calórico significativo, ganho de força, consciência corporal, flexibilidade; são ótimas atividade. O que vai depender são os objetivos do aluno, pois existem atividades especificas para determinados objetivos.

11- Treinar de preto ou colocar plástico no corpo, queima mais calorias?

Não, o que promove a perda de calorias é a intensidade dos exercícios.O controle da freqüência cardíaca de acordo com a idade também ajuda na eliminação. Treinar de preto ou com plásticos no corpo fará o praticante suar mais, eliminando desta forma, líquido e não a gordura. Suar mais significa que está regulando sua temperatura corporal.

12- A musculação ajuda na correção postural?

Sim, muitas vezes a musculação é utilização de exercício para a correção postural. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento específico para fortalecer os músculos afetados pela má postura. A análise do especialista deve identificar exercícios mais adequados a cada problema.

13- Não se deve beber água durante a musculação?

Não, nosso corpo é composto 70% por água. A importância da água no treino de musculação ou em qualquer área da vida relacionada à saúde. Quem faz musculação deve tomar cerca de dez copos de água por dia. Ela também ajuda a metabolizar gorduras, impedindo que seu corpo tenha as famosas gorduras localizadas. E combate, também, a retenção de líquidos, que deixa seu corpo com o aspecto inchado.

14- Musculação na terceira idade, ajuda na qualidade de vida?

Sim, Dedicar uma hora do seu dia para a atividade física faz bem à saúde em qualquer idade. O treino de força para a terceira idade é importante para as atividades básicas da vida diária como pegar uma caneta no chão, abrir um armário, estender uma cama, subir e descer uma escada e etc. "Além disso, há uma melhora cardiovascular e combate à osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.

15- Exercício Físico libera endorfina?

Sim, Endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer.

16- Treinar em jejum emagrece?

Não, é muito comum encontrar pessoas que fiquem horas em jejum a fim de reduzir o peso corporal. Ao acordarmos, depois de 8 horas sem comer nossas reservas energéticas estão comprometidas e se formos praticar atividades físicas, ocorrerá uma queda na concentração de glicose sangüínea que já estava baixa, levando a uma situação de hipoglicemia que pode resultar em situações graves como perda de consciência, tremor, fraqueza e visão turva. O ideal é manter uma dieta balanceada com seis refeições diárias distribuídas a cada três horas, com alimentos saudáveis e ricos em proteínas e carboidratos em moderação.

Por: Academia Wall Streetfitness.

Ana Paula e Equipe Manja de Tudo.

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