Corujinha 01
Destaques

      Corujinha 02
Ajuda Humanitária.


      Corujinha 03
Animais.


      Corujinha 04
Artesanato de lixo reciclável.


      Corujinha 05
Casa.


      Corujinha 06
Ciência.


      Corujinha 07
Como Surgiu.


      Corujinha 08
Curiosidades.


      Corujinha 09
Drogas.


      Corujinha 10
Ecologia.


      Corujinha 11
Esportes.


      Corujinha 12
Filmes.


      Corujinha 13
Instrumentos Musicais.



      Corujinha 15
Mamães e Bebês.


      Corujinha 16
Maquiagem.


      Corujinha 17
Mitos e Verdades.


      Corujinha 18
Notícia no Mundo.


      Corujinha 19
Novo acordo Ortográfico.


      Corujinha 20
Paisagismo e Jardinagem.


      Corujinha 21
Pescaria e piscicultura.


      Corujinha 22
Politica.


      Corujinha 23
Primeiros Socorros.


      Corujinha 24
Receitas.


      Corujinha 25
Salve o Planeta e a Biodiversidade!


      Corujinha 26
Saúde.


      Corujinha 27
Sexualidade.


      Corujinha 28
Situações Diárias.


      Corujinha 29
Sociedade.


      Corujinha 30
Tecnologia.


      Corujinha 31
Turismo, Lugares, Viagens.


      Corujinha 32
Universo.


      Corujinha 33
Vida e diversidades.


Avaí.

Orçamentos de Laguinhos www.laguinhos.com.br
Monte em instantes o orçamento para seu laguinho.


Filtros Biológicos www.fontesechafarizes.com.br
Veja on-line que custa muito pouco acabar com as algas.


Anti-algas e Anti-Cloro www.filtrouv.com.br
O fim das algas em seu lago.

                                                             


Tudo começou quando em setembro de 1923, o comerciante de Florianópolis chamado Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos, praticantes assíduos do futebol, e que organizavam seus jogos na rua Frei Caneca no bairro Pedra Grande. Amadeu então resolveu realizar o sonho daqueles garotos, que era poder utilizar os "ternos" (termo utilizado na época para designar o uniforme) durante os jogos bem como os times famosos utilizavam. O comerciante doou um kit de futebol aos garotos que, além de ganharem uma bola e chuteiras, ainda foram agraciados com os tão sonhados "ternos" contendo camisetas listradas em azul e branco e calções e meias azuis, em homenagem ao seu time de coração, o extinto Riachuelo.

Foi então que, num sábado em 1º de setembro de 1923 em uma reunião na casa de Amadeu Horn, ficou decidido que iriam fundar um clube. O nome escolhido seria Independência e o presidente seria o idealizador, Amadeu. Eis que, atrasado para a reunião, Arnaldo Pinto de Oliveira chegou e influenciou o grupo a trocar o nome, já que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time. Como naquela época Arnaldo estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Todos apoiaram a ideia e foi aí que começou a história do então Avahy Foot-ball Club.

O Avaí foi o primeiro time campeão do Campeonato Catarinense de Futebol, feito este ocorrido no ano de 1924. Disputou a primeira divisão do campeonato brasileiro (Série A) em quatro oportunidades em 1974, 1976, 1977 e em 1979. Em 1998, ganhou o único título nacional de um time de futebol de Florianópolis, a terceira divisão do campeonato brasileiro (Série C). Desde 1999, joga o Série B e as melhores campanhas aconteceram em 2001 e em 2004, quando Avaí ficou entre os quatro melhores, mas não pode ser promovido à primeira divisão (somente as duas equipes melhores colocadas foram promovidas). Em 2008, conquistou o acesso com três rodadas de antecedência, ao vencer o Brasiliense por 1 a 0 no Estádio Aderbal Ramos da Silva, com gol de Evando aos 81 minutos de jogo. A partir de 2009, o Avaí voltou a Primeira Divisão Nacional, disputando a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O Avaí é o clube catarinense com o maior número de títulos ganhos no século 20. É também um dos maiores vencedores do Campeonato Catarinense de Futebol.

Títulos.

Nacionais.

Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C: 1998.

Estaduais.

Campeonato Catarinense: 15 vezes — 1924, 1926, 1927, 1928, 1930, 1942, 1943, 1944, 1945, 1973, 1975, 1988, 1997, 2009 e 2010.

Rankings.

Ranking Conmebol: 56º (45,9 pontos).

Clube melhor colocado em Santa Catarina.

Ranking da CBF: 39º (540 pontos).

Pontos conquistados em 2010: 49 pontos.

Ranking Placar: 35º (31 pontos).

Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro: 28º (100 pontos).

Ranking Mundial de Clubes da IFFHS: 222º (84 pontos).

Ranking RSSSF do Campeonato Catarinense: 1º (280 pontos).

 

Símbolos.

                                                                    

 

Escudos.

Nos primeiros anos depois da fundação, o Avaí tinha um escudo diferente do atual. O formato era parecido com os escudos que clubes como o Santos usam atualmente, sendo que dentro havia um círculo com fundo branco com as letras "AFC" em azul e em posição central no círculo que significava Avahy Foot-ball Club, que mais tarde passou a se chamar Avaí Futebol Clube e ganhou um novo distintivo.

O escudo atual do Avaí Futebol Clube foi desenhado com base no primeiro uniforme do clube (camisa com listras verticais nas cores azul e branca), usado na época da fundação e que segue até hoje. Ele tem um formato que lembra um triângulo com dois lados em curva. Na parte superior, há a inscrição "AVAÍ F.C.", em azul, sobre um fundo branco. Na parte inferior, são nove listras verticais, sendo cinco azuis e quatro brancas.

Acima do escudo, o clube adota desde 1999 uma estrela amarela que simboliza a conquista do Campeonato Brasileiro Série C, o primeiro (e até hoje único) título nacional do Avaí e do futebol de Florianópolis.

Bandeira.

Bandeira branca, com listras azuis horizontais nas extremidades superior e inferior e escudo do clube ao centro, sobre fundo branco.


                                                       

Mascote.

O Leão da Ressacada.

Na década de 1950, quando o Avaí ainda atuava no antigo Estádio Adolfo Konder, o senhor Olímpio que era um narrador de uma rádio de Florianópolis, classificou o time azul e branco como um Leão pela bravura e raça com que tinha atuado em mais uma vitória no clássico da cidade contra o Figueirense. Como o Avaí é o único time de Florianópolis com sede na ilha, o time ficou conhecido como o Leão da Ilha.

                                                                         

                                                          

Hino oficial.

O hino do Avaí tem música de Luiz Henrique Rosa e letra de Fernando José Caldeira Bastos. Os dois criaram a canção em 1971 e, na mesma noite que a compuseram, pegaram o violão e partiram para o estúdio da já extinta Rádio Jornal A Verdade de Florianópolis e apresentaram-na no programa "Zero Hora Esportiva", que apesar do horário (quase uma hora da madrugada), tinha um ibope altíssimo e a repercussão foi muito grande. Após isso, foi feita a primeira gravação do hino com 1.500 discos produzidos e contando com as participações da Banda do Sete, e da cantora Vera Rosa.

No ano de 2004 o Avaí lançou um CD com o hino do clube que, além da versão original, continha versões em outros ritmos como Bossa Nova, Reggae, Rock, Samba, entre outros.

A torcida e o próprio clube costumam dizer que a canção é "um dos mais bonitos hinos do futebol brasileiro".

Estrutura.

O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí, foi construído nos anos de 1982 e 1983 em substituição ao antigo Estádio Adolfo Konder. A Ressacada tem, atualmente, capacidade para 17.800 pessoas e seu recorde de público é de 25.735 pagantes, num total de mais de 30.000, na final do Campeonato Catarinense de 1988.

Desde sua inauguração, a Ressacada foi palco de três jogos da Seleção Brasileira e sete finais de campeonatos oficiais.

No dia 31 de agosto de 2007 o Avaí inaugurou, nas dependências do estádio, a Biblioteca Nereu do Vale Pereira.

Em 2008 o Avaí apresentou o novo projeto com previsões de melhorias em seu estádio. O projeto consiste em ampliação do estádio para 30.000 lugares, cobertura nas arquibancadas com cadeiras assim como as sociais A e B, 400 camarotes novos com banheiros individuais, além de prédio de apoio, restaurante, academias, centro de fisioterapia, piscinas, memorial, praça de alimentação, loja do Avaí e setor administrativo.

Centro de treinamento.

O Centro de Formação de Atletas (CFA), que também serve como centro de treinamentos, foi inaugurado em 3 de setembro de 2005. Um dos campos do local, que fica ao lado do Estádio da Ressacada, foi batizado "João Salum" em homenagem ao ex-presidente do clube de 1974 a 1976 e 1980 a 1983.

                                                               

Avaí Store

O Avaí possui uma rede de lojas oficais chamada Avaí Store. Hoje, existe a matriz anexada ao estádio da Ressacada e a filial no Centro em Florianópolis, mas o projeto do clube é de ampliar a rede em filiais na mesma cidade e posteriormente em outras, divulgando muito mais a marca do clube.

Sede antiga.

A antiga sede do então Avahy Foot-ball Club, localizava-se na Rua Conselheiro Mafra, nº 10 e foi inaugurada no dia 8 de setembro de 1931. A sede contava com um amplo salão de eventos, local para jogos e serviços de botequim. O evento de inauguração aconteceu às 17 horas daquela terça feira.

Fachada do Memorial.

No dia 20 de julho de 2009, o Avaí inaugurou o memorial de atletas do clube. O local denominado de Memorial Adolfinho,em homenagem ao ex-atleta do clube, conta com histórico de conquistas, ex-atletas, ex-treinadores e muitas curiosidades sobre o clube ao longo de sua existência. Também possui uma calçada da fama, inaugurada pelas mãos do próprio Adolfinho.

O memorial está localizado no Setor A do Estádio da Ressacada, próximo aos bares, logo na estrada do gramado e é aberto ao público para visitação.

Uniformes.

                                                               Publicidade

De 1923 a 1987, o Avaí não fez qualquer tipo de publicidade de empresas em seu uniforme de jogo. Até quando o clube assinou um contrato de publicidade com a Formacco Decorama em 1983. Passou pela empresa Pedrita em 1984 e 1985, Portobello S.A. em 1986 e 1987 e, no ano seguinte, o patrocínio principal do time foi a Serietate, empresa do ramo imobiliário. O patrocínio perdurou até o ano de 1989, passando pela conquista do título do campeonato catarinense de 1988.

A marca das empresas, desde então, são estampadas centralmente na parte frontal, abaixo do escudo, da camisa, e, nas costas, acima do número que diferencias os futebolistas.

No ano de 1992, o Avaí assumiu em seu uniforme a marca da empresa catarinense ECE do ramo de engenharia.

Em 1993 o BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), assumiu o posto de patrocinador do clube. Nos anos de 1994 a 1996 a antiga malharia Nossa Senhora Aparecida agora como Pieri Sports, reassume como patrocinador principal.

Em 1997 firmou parceria com a revenda autorizada da Peugeot Cap Ferrat, parceria esta que rendeu ao clube o título do campeonato catarinense de 1997.

Ainda no ano de 1998, ano da maior conquista do clube até o momento o Série C, firmou com o patrocínio da empresa do ramo de cerâmicas Portobello até o ano de 2002, parceria esta que se tornou a mais que duradoura da história do clube até hoje.

Entre os anos de 2003 e 2005 o clube não fechou nenhuma parceria duradoura para a exibição do patrocínio master, chegando em 2004 a utilizar o espaço para campanhas solidárias em parceria com a empresa D´Araújo Loducca.

Entre 2006 e 2009 o Avaí estampou o nome e a marca da empresa Pauta Distribuidora que atua no ramo de distribuição de produtos de informática.

Ao final do contrato com a Pauta, o Avaí permaneceu por um tempo sem o seu patrocinador master, inclusive na conquista do seu 15º Título Estadual. Foi na segunda rodada da Séria A do Campeonato Brasileiro, que o clube apresenta o seu mais novo parceiro, a Intelbras, que é uma empresa catarinense assim como o clube e do ramo de telecomunicações.

Material esportivo

O primeiro fornecedor de material esportivo a estampar a sua marca na camisa do Avaí foi a alemã adidas no início da década de 80.

Nos anos de 1988 e 1989 o clube teve seus uniformes fornecidos pela marca catarinense Campeã.

A partir de 1990 deu-se início a parceria com a empresa Malharia Nossa Senhora Aparecida, que aproximadamente no ano 1994 passou a expor sua nova marca: Pieri Sports. A parceria durou até o ano de 1998.

Em 1999 o clube passou a fabricar seus próprios uniformes junto a empresa Planeta Sports, que no ano de 2000 passou a exibir seu logotipo nos materiais.

No ano de 2001 assumiu o posto a empresa paulista Penalty, permanecendo até o ano de 2005.

No ano de 2005 é a vez da empresa italiana Kappa e permaneceu junto ao Avaí por 3 anos.

Em 2008, já para o campeonato catarinense a Champs assume o cargo permanecendo até meados do Campeonato Brasileiro de 2009, aonde que, por problemas de fornecimento de materiais, o Avaí rescinde contrato com a mesma.

Logo ao final da antiga parceria, o Avaí que havia enfrentado problemas de formecimento de materiais com a Kappa e a Champs anuncia uma parceria com a Pieri Sports e assim como no ano de 1999 o próprio Avaí passa a fabricar seus próprios uniformes sob nova grife Fanatic.

Por: Site Oficial do Avaí.

Ana Paula e Equipe Manja de Tudo.

Orçamentos de Laguinhos www.laguinhos.com.br
Monte em instantes o orçamento para seu laguinho.


Filtros Biológicos www.fontesechafarizes.com.br
Veja on-line que custa muito pouco acabar com as algas.


Anti-algas e Anti-Cloro www.filtrouv.com.br
O fim das algas em seu lago.


    
   © 2011 Manja de Tudo.     www.manjadetudo.com.br.     Contribua conosco enviando sua dica, pergunta ou sugestão aqui.